QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA LESÃO MUSCULAR DE ADUTOR DA COXA?
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA LESÃO MUSCULAR DE ADUTOR DA COXA?
Os sintomas estão relacionados com o grau da lesão:
Imediatamente após o rompimento das fibras musculares, podem ocorrer estalos, a necessidade de interromper a atividade por falta de condições de continuá-la em razão das dores intensas(ou agudas) sofridas no momento que a lesão ocorreu.
TRÊS FORMAS DE GRAVIDADE NA LESÃO MUSCULAR DE ADUTOR DA COXA
Há três formas de Gravidade que ela poderá ocorrer:
Grau 1 – envolve uma lesão leve com algum sangramento, mas sem interrupção significativa da fibra.
Grau 2 – envolve lesão das fibras, mas a integridade geral da unidade é preservada.
Grau 3 – envolve interrupção total das fibras levando a uma perda de integridade do tendão.
A maioria das lesões musculares de adutor são de grau um ou dois.
COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é feito de três formas:
Exames clínicos: com teste de amplitude de movimentos.
Ressonância Magnética : ela oferece a precisão do grau da lesão e a localização em que ocorreu ,com isso favorece a melhor forma de execução do tratamento que será realizada ao paciente.
Tratamento: a primeira etapa consiste na redução da dor com aparelhos de eletroterapias, gelo e acupuntura ou eletroacupuntura.
Após o desaparecimento das dores, os alongamentos e fortalecimento muscular ,fazem parte tratamento do processo de recuperação do atleta.
PRECISA REALIZAR CIRURGIA?
São casos raros ,mas ela pode ocorrer nos seguintes casos:
Ruptura completa do tendão do músculo ,ocasionando dores contínuas mesmo com o todo o procedimento de tratamento de analgesia que foi efetuado.
Os músculos devem sempre receber um trabalho constante de alongamento e fortalecimento , eles produzem aumento na flexibilidade muscular o que melhora a condição física do atleta ,reduzindo a possibilidade de ocorrerem lesões. , diminuindo assim o risco de recidivas.
O trabalho proprioceptivo é também um recurso a ser utilizado no tratamento , com o objetivo de sucesso na recuperação e retorno do atleta aos treinamentos diários e suas respectivas competições.